
Utentes vão receber SMS quando tempo para cirurgia for ultrapassado no SNS
Novo sistema para reencaminhar doentes à espera de cirurgia começa a ser testado a 15 de setembro em três hospitais do País.
Novo sistema para reencaminhar doentes à espera de cirurgia começa a ser testado a 15 de setembro em três hospitais do País.
O avô fundou o IPO de Lisboa, o pai e o irmão eram médicos – mas a Medicina nunca foi uma certeza. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, separou sete pares de gémeos siameses e foi aos Jogos Olímpicos, em 1960.
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.
Um coração pode partir-se em qualquer idade. A maior dificuldade é fazer o processo de luto e na era das redes sociais, a tendência para superar é arranjar logo outro amor. Mas essa não é a solução, explica a psicóloga, que tem um novo livro cheio de exercícios que ajudam a reconstruir um coração partido.
Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.
Menino de três anos estava para ser internado amanhã no IPO, mas pais foram informados que transplante tinha sido adiado por causa da avaria. À SÁBADO, unidade garante que não foram adiados procedimentos pediátricos.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Desta sexta, 5, até domingo, 7, o Cinema São Jorge, em Lisboa, exibe filmes unidos pelo tema da oncologia, porque o cinema dá "outra vida à vida". No menu estão obras de Nanni Moretti e Claire Simon.
Numa altura em que a incidência da gripe continua a aumentar, os especialistas recomendam cuidados como a hidratação, a medicação para a febre e o repouso para enfrentar os primeiros sintomas.
Quando uma criança adoece o impacto é sentido por toda a família. Nesta equação, há crianças que, por vezes, são negligenciadas – ainda que involuntariamente. O tratamento dura anos, implica a presença de um dos pais e o que está em causa é a sobrevivência.
O cancro não significa o fim da sexualidade, mas a doença e os tratamentos podem provocar efeitos secundários que condicionam esta dimensão da vida dos doentes. A médica radioncologista do IPO do Porto explica que estratégias existem para os ajudar e a importância de haver equipas especializadas para lidar com o assunto.
A lei não obriga os hospitais a divulgar os contratos de prestação de serviços, nem as instituições precisam do aval do Ministério das Finanças. Pouco se sabe sobre este mercado.
Perante este cenário, o Governo entende que voltar ao uso de máscaras e aos testes gratuitos seria um recuo. Errado. Está na hora de tentar travar esta onda para não haver necessidade de voltar a cancelar cirurgias, por exemplo.
O X Consenso Nacional de Cancro da Mama vai reunir-se este sábado em Ílhavo. Presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia destaca a correção de assimetrias como um dos principais objetivos.
A mulher foi transferida através de um mecanismo europeu e vai ser submetida a tratamento em ambulatório e acompanhada pelo IPO de Lisboa.