
A SÁBADO é todos os dias: Quer saber quais são os alimentos que fazem (mesmo) perder peso?
A sua newsletter de quinta-feira.
A sua newsletter de quinta-feira.
De um romance vencedor do Pulitzer de ficção a uma obra seminal de James Baldwin, passando por um novo livro do vencedor do Nobel Jon Fosse e poesia de Cesariny, são muitas as novidades literárias.
Criticado por correr poucos riscos, António Guterres tem sido mais assertivo sobre a guerra em Gaza. A tirada do “vácuo” foi um deslize que não comprometerá a sua aposta na ajuda humanitária, dizem vários analistas. A sua atitude agrada dentro da ONU, que já perdeu 59 pessoas em Gaza – e enfurece o Governo de Israel.
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato ameaça destruir o que resta da investigação às suspeitas de crimes na adjudicação e construção da Barragem do Baixo Sabor. Um juiz daquele tribunal brasileiro decidiu que são nulos os dados da empresa Odebrecht - documentos bancários, emails e testemunhos de delatores - que o Ministério Público está a usar para tentar descobrir quem é o “Príncipe”.
Chamar “escroque” ou “javardo” a alguém, em público nas redes sociais, é feio. Criminalizar a liberdade de expressão por razões de estilo é obsceno.
A Odebrecht Portugal já está a pagar a prestações cerca de €5 milhões para não ser acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro no caso Monte Branco. O Ministério Público aceitou que as transferências internacionais, se destinaram apenas a pagar por fora a funcionários da empresa. Mas parte desse dinheiro estava a ser usado no caso CMEC/EDP, para fundamentar pagamentos corruptos na adjudicação e construção da barragem do Baixo Sabor. Uma investigação que visa muitos milhões de euros enviados através de offshores e destinados também ao enigmático “Príncipe”.
O portuense e portista Carlos Mota Santos, pai de três filhos e amante de arte e viagens, tem como missão aumentar os lucros no maior grupo português de construção – e de manter a unidade familiar.
Embaixador e antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus chamou "javardo" ao treinador do FC Porto. Vai ter de pagar multa e indemnização.
A Rússia poderá responder na mesma moeda, através do afastamento de elementos da embaixada portuguesa em Moscovo. Dois embaixadores explicam à SÁBADO a medida, a tutela falará aos jornalistas ao final desta tarde (6 de abril).
Sofria de cancro há sete anos, mas dizia que havia "coisas bem piores". A vida da jornalista e escritora, que morreu esta segunda-feira, mas que, como dizia, aproveitou o "lado bom de tudo".
Tinha 78 anos. Notícia foi avançada pelo diplomata Francisco Seixas da Costa nas redes sociais.
DeSilva cita os casos de Wordsworth, que moldou o Romantismo em 290 mil quilómetros de passeatas, de Kant, Beethoven, Jonathan Swift, passeantes obsessivos. E parafraseia Nietzsche: “Todos os grandes pensamentos são concebidos a andar.” Levantem agora o rabo desse sofá.
A atuação errática da Justiça tem boa companhia na reação errática das lideranças políticas. Nesta bagunça, fica por fazer uma verdadeira avaliação e reforma do sistema.
O na altura comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos, hoje diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, considera que "ainda hoje sofremos as consequências" da "rotura profunda" que os atentados de 11 de setembro de 2001 causaram.
O mero percorrer destes nomes mostra que a bajulação, o engraxanço, a curvatura de espinha e o culambismo (ideologia dos lambe-cus) continuam a ter um papel preponderante no acesso às oportunidades do nosso pequeníssimo mercado cultural.