Sábado – Pense por si

Por que está tudo mais caro no supermercado?

Luís Francisco 10 de março de 2023 às 20:00

Em menos de um ano, o cabaz com 63 alimentos essenciais subiu 24,5 % e há produtos que praticamente duplicaram de preço. As razões são várias, desde a pandemia à guerra, passando pelo clima.

As contas são da Deco, associação de defesa dos direitos dos consumidores, e são assustadoras: a 23 de fevereiro de 2022, véspera da invasão russa na Ucrânia, um cabaz com 63 alimentos essenciais custava em Portugal 183,63 euros; a 16 de Fevereiro de 2023 esse total tinha subido para 228,66 euros, ou seja, mais 24,52%. O top 10 de más notícias para o consumidor inclui vários produtos que custam agora praticamente o dobro. Mas quais são as razões que explicam esta escalada de preços, bem acima da taxa de inflação? Fomos procurar respostas junto dos produtores e o cenário é deprimente e sem soluções a curto prazo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?