Sábado – Pense por si

Por que está tudo mais caro no supermercado?

Luís Francisco 10 de março de 2023 às 20:00

Em menos de um ano, o cabaz com 63 alimentos essenciais subiu 24,5 % e há produtos que praticamente duplicaram de preço. As razões são várias, desde a pandemia à guerra, passando pelo clima.

As contas são da Deco, associação de defesa dos direitos dos consumidores, e são assustadoras: a 23 de fevereiro de 2022, véspera da invasão russa na Ucrânia, um cabaz com 63 alimentos essenciais custava em Portugal 183,63 euros; a 16 de Fevereiro de 2023 esse total tinha subido para 228,66 euros, ou seja, mais 24,52%. O top 10 de más notícias para o consumidor inclui vários produtos que custam agora praticamente o dobro. Mas quais são as razões que explicam esta escalada de preços, bem acima da taxa de inflação? Fomos procurar respostas junto dos produtores e o cenário é deprimente e sem soluções a curto prazo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.