Sábado – Pense por si

Preço do azeite diminuiu quase 30% em 2024

Lusa 10 de dezembro de 2024 às 11:41
As mais lidas

Diminuição deu-se devido ao aumento da produção mundial e à normalização da oferta, aponta o INE.

O preço do azeite diminuiu quase 30% este ano face a 2023, em resultado do aumento da produção mundial e da normalização da oferta, estimou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Cofina Media

De acordo com a primeira estimativa das "Contas Económicas da Agricultura - 2024" do INE, "na produção de azeite é expectável, para o ano civil de 2024, um acréscimo de produção em volume (18,7%), em resultado da conjugação da excelente campanha anterior (2023/2024) com a boa campanha em curso (2024/2025)".

"O preço deverá registar uma diminuição acentuada (-29,3%), comparativamente aos elevados preços praticados em 2023, como consequência do aumento da produção mundial de azeite e da normalização da oferta", avança.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.