Concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam esta quinta-feira um risco muito elevado de incêndio.
Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim, Alcoutim e Loulé (Faro), Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre) e Figueira Castelo Rodrigo (Guarda).
No distrito de Bragança, estão sob este alerta os concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada-à-Cinta, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mirandela, Alfândega da Fé e Vila Flor.
Os concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, também apresentam risco máximo de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul e interior Norte e Centro até início da manhã.
São esperados períodos de chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros fracos a partir da tarde nas regiões Norte e Centro.
Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.
O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 75 km/h nas terras altas do Norte e Centro, em especial a partir da tarde.
O IPMA aponta para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.
As temperaturas máximas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius na Guarda e os 25 graus em Faro.
Vinte e quatro concelhos do continente em risco máximo de incêndio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar