NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"O PS não se tem que estar a pôr em bicos de pés para ser o parceiro preferencial de ninguém", defendeu o antigo ministro do Trabalho socialista.
O ex-ministro do PS Vieira da Silva acusou hoje o chefe do Governo PSD/CDS de "fazer uma aliança efetiva com a extrema-direita" e desaconselhou o seu partido a pôr-se "em bicos dos pés para ser parceiro preferencial".
Vieira da Silva
"O PS não se tem que estar a pôr em bicos de pés para ser o parceiro preferencial de ninguém. Tem que apresentar as suas posições e tem que negociá-las com quem está a governar e não com outras forças políticas. Não há um trio para negociar", afirmou o antigo ministro do Trabalho em entrevista ao programa "Conversa Capital", da Antena 1 e Jornal de Negócios.
No debate sobre o estado da Nação, no parlamento, na quinta-feira, o líder do PS, José Luís Carneiro, acusou o primeiro-ministro de alterar a política do "não é não" pelo "sim é sim" ao nível do relacionamento com o Chega, com Luís Montenegro a responder que dialoga com todas os partidos e a pedir humildade aos socialistas.
Na mesma entrevista, Vieira da Silva disse acreditar que o Governo de Luís Montenegro não vai ultrapassar linhas vermelhas como "são aquelas que têm a ver com o Estado Democrático, com o projeto europeu, com a estratégia de defesa" e apresentou uma vantagem para os socialistas: "O PS respeita a concertação social."
No final de uma semana em que o executivo e o Chega aprovaram juntos uma alteração à lei dos estrangeiros no parlamento, o antigo ministro do Trabalho afirmou na entrevista que "Luís Montenegro e o seu governo acabou de fazer uma aliança efetiva com a extrema-direita."
"E a extrema-direita em Portugal, como em muitos outros países, tem um discurso que se centra muito na xenofobia, muitas vezes no racismo e na culpabilização de todos os maus do mundo na imigração", disse.
Vieira da Silva desaconselha PS a ser parceiro preferencial do Governo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.
Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.