Sábado – Pense por si

Ventura formaliza a sua candidatura à Presidência da República

O líder do Chega diz que Portugal precisa de um "Presidente da República que não fique em silêncio perante a corrupção e o compadrio que destroem a nossa nação". 

O presidente do Chega, André Ventura, formalizou esta segunda-feira a sua candidatura às eleições presidenciais de 2026. 

AP Photo/Alessandra Tarantino

Esta será a segunda vez que Ventura se candidata à Presidência. A primeira foi em 2021 quando ficou em terceiro lugar, atrás de Ana Gomes e de Marcelo Rebelo de Sousa. 

No texto que acompanha o vídeo de três minutos e meio onde apresenta a candidatura, o líder do Chega escreve: "Nunca fez tanto sentido Portugal ter um Presidente da República que não fique em silêncio perante a corrupção e o compadrio que destroem a nossa nação". 

A apresentação oficial da candidatura de André Ventura esteve marcada para o dia 28 de fevereiro e foi adiada para 24 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Greve geral ou prova de vida sindical?

Estes movimentos, que enchem a boca com “direitos dos trabalhadores” e “luta contra a exploração”, nunca se lembram de mencionar que, nos regimes que idolatram, como Cuba e a Venezuela, fazer greve é tão permitido como fazer uma piada com o ditador de serviço.

Como preparar a reforma

O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.