NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A interação de um grupo de orcas com a embarcação danificou o leme, segundo a Polícia Marítima de Sines.
A Polícia Marítima auxiliou hoje um veleiro, com três tripulantes a bordo, que se encontrava em dificuldades a cerca de 30 milhas náuticas de Sines, no distrito de Setúbal, após um grupo de orcas ter danificado o leme.
De bandeira francesa, o veleiro foi rebocado pela Polícia Marítima de Sines, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) ter recebido o pedido de ajuda cerca das 04:30 da madrugada de hoje.
"Chegados ao local, os elementos da Polícia Marítima confirmaram que o leme estava partido, estando o veleiro sem capacidade de governo, tendo procedido ao reboque da embarcação para o porto de Sines por questões de segurança", informou esta força policial.
Em resultado da operação de socorro, desenvolvida pelo comando-local da Polícia Marítima de Sines, o veleiro atracou em segurança no porto de Sines pelas 14:15 de hoje, "não tendo sido necessário prestar assistência aos tripulantes".
Em comunicado, a Polícia Marítima disse que o veleiro de bandeira francesa, com três tripulantes a bordo, se encontrava "em dificuldades a cerca de 30 milhas náuticas (aproximadamente 55 quilómetros) de Sines, após uma interação de um grupo de orcas com a embarcação ter danificado o leme, deixando a embarcação sem governo".
Neste âmbito, a Autoridade Marítima Nacional, que integra a Polícia Marítima, reforçou a recomendação a todos os navegantes para que, "em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e se imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações".
Veleiro com três tripulantes rebocado em Sines após interação com orcas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.