Marta Temido deixou a garantia de que o ministério da Saúde está a reforçar os meios de contacto do SNS para grupos prioritários na primeira fase de vacinação contra a covid-19.
Os utentes que integrem os grupos prioritários para a primeira fase de vacinação contra a covid-19 e não forem chamados devem contactar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), esclareceu hoje a ministra da Saúde.
A informação foi dada por Marta Temido numa audição conjunta da comissão parlamentar de Saúde com a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, na qual deixou a garantia de que o ministério da Saúde está a reforçar os meios de contacto do SNS.
"O sistema vai contactar as pessoas que, pela condição de idade e comorbilidades, sejam elegíveis para a vacinação. Sabemos que não vamos conseguir alcançar todos. Quem não for contactado, poderá contactar o SNS, essa é sempre uma possibilidade", adiantou a ministra que, confrontada pela deputada Ana Rita Bessa, do CDS, admitiu também já ter tido "dificuldades" no contacto com o centro de saúde.
"Como utente, tive essa experiência, mas estamos a melhorar. Estamos a investir na melhoria das centrais telefónicas e dos centros de contacto", reiterou.
Marta Temido, que falou por videoconferência, rebateu as críticas do deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira sobre a alegada ausência de reforço de meios humanos no SNS, considerando essa acusação "uma ficção" e avançando com o exemplo dos enfermeiros, que terão aumentado de cerca de 45,8 mil em novembro de 2019 para aproximadamente 48 mil um ano depois.
"Temos tentado trazer mais profissionais de saúde e transformar os acordos provisórios em definitivos", sentenciou.
Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Utentes devem contactar SNS se não forem chamados para vacina
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."