Sábado – Pense por si

Urbanos de Lisboa e do Porto serão os mais afetados pela greve na CP

24 de dezembro de 2015 às 09:40
As mais lidas

Os atrasos e supressões devido à greve podem começar a sentir-se hoje, véspera do feriado de 25 de Dezembro, dia de Natal, e prolongar-se na manhã de 26 de Dezembro

Os comboios urbanos de Lisboa e do Porto serão os serviços mais afectados pela greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) ao trabalho em dia feriado, podendo sentir-se já hoje, véspera de Natal, alguns atrasos e supressões.

Nos serviços Regional e InterRegional apenas se prevêem perturbações pontuais e nos serviços de longo curso – Internacional, Alfa Pendular e Intercidades – a operação deverá ocorrer com normalidade, segundo a informação aos clientes disponibilizada na página oficial da CP - Comboios de Portugal.

A empresa antecipa perturbações nos comboios Urbanos de Lisboa e do Porto, mas estão definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, por ser um período de "confraternização familiar", que dá "origem a particulares carências de transporte".

Os atrasos e supressões devido à greve podem começar a sentir-se hoje, véspera do feriado de 25 de Dezembro, dia de Natal, e prolongar-se na manhã de 26 de Dezembro, adianta a empresa.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, do SNTSF, acredita que a greve não trará perturbações na circulação de comboios no período de Natal.

"Por um lado, existem serviços mínimos e não há resistência aos serviços mínimos. A oferta será suficiente para responder à procura que será reduzida – até pelo facto de o feriado calhar a uma sexta-feira, o que fará com que as viagens sejam adiadas para o fim de semana", disse o dirigente sindical.

O pré-aviso de greve do SNTSF ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado pretende contestar os cortes à remuneração ao trabalho suplementar a que foram sujeitos os trabalhadores do Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.