Os atrasos e supressões devido à greve podem começar a sentir-se hoje, véspera do feriado de 25 de Dezembro, dia de Natal, e prolongar-se na manhã de 26 de Dezembro
Os comboios urbanos de Lisboa e do Porto serão os serviços mais afectados pela greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) ao trabalho em dia feriado, podendo sentir-se já hoje, véspera de Natal, alguns atrasos e supressões.
Nos serviços Regional e InterRegional apenas se prevêem perturbações pontuais e nos serviços de longo curso – Internacional, Alfa Pendular e Intercidades – a operação deverá ocorrer com normalidade, segundo a informação aos clientes disponibilizada na página oficial da CP - Comboios de Portugal.
A empresa antecipa perturbações nos comboios Urbanos de Lisboa e do Porto, mas estão definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, por ser um período de "confraternização familiar", que dá "origem a particulares carências de transporte".
Os atrasos e supressões devido à greve podem começar a sentir-se hoje, véspera do feriado de 25 de Dezembro, dia de Natal, e prolongar-se na manhã de 26 de Dezembro, adianta a empresa.
Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, do SNTSF, acredita que a greve não trará perturbações na circulação de comboios no período de Natal.
"Por um lado, existem serviços mínimos e não há resistência aos serviços mínimos. A oferta será suficiente para responder à procura que será reduzida – até pelo facto de o feriado calhar a uma sexta-feira, o que fará com que as viagens sejam adiadas para o fim de semana", disse o dirigente sindical.
O pré-aviso de greve do SNTSF ao trabalho extraordinário, em dia de descanso semanal e em dia feriado pretende contestar os cortes à remuneração ao trabalho suplementar a que foram sujeitos os trabalhadores do Estado.
Urbanos de Lisboa e do Porto serão os mais afetados pela greve na CP
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.