Data para língua falada oficialmente em 9 países e quatro continentes foi promulgada na 40.º Conferência Geral da organização. Costa diz que efeméride é "muito importante para o reconhecimento global" do português.
UNESCO oficializa 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa
O primeiro-ministro português, António Costa, destacou hoje a importância da introdução do Dia da Língua Portuguesa pela Unesco nos calendários oficiais, sublinhando que esta é uma prioridade da política externa portuguesa.
Getty Images
"O reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) do 05 de maio como o dia oficial da língua portuguesa é muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em 9 países, quatro continentes e é a quinta mais utilizada no espaço da internet. E a língua tem de ter cada vez maior presença no domínio cultural e científico", disse o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas em Paris.
Antes da promulgação final do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela 40.º Conferência Geral da Unesco, o governante português visitou a sede da instituição em Paris, reunindo-se com a sua diretora, Audrey Azoulay, e os embaixadores dos países da CPLP.
Questionado pelos jornalistas, António Costa considera que o reconhecimento da língua pela Unesco constitui "um passo importante" para tornar o português uma das línguas de trabalho da Organização da Nações Unidas.
"É um passo muito importante para os 260 milhões de pessoas que têm o português como língua oficial e que é a língua mais falada no hemisfério Sul e cuja dinâmica demográfica vai ter um certo crescimento no final do século", indicou o primeiro-ministro, garantindo que a promoção da língua é "uma prioridade fundamental da política externa" nacional.
Quanto ao acordo ortográfico, o primeiro-ministro reconheceu que o português permite diferentes grafias e que a língua não pertence a Portugal.
"Essa é uma questão [do acordo ortográfico] que os Estados têm debatido: as línguas não são só escritas têm também uma dimensão falada. O português tem uma característica importante, tem-se sabido adaptar a diferentes territórios onde tem evoluído. [...] Hoje é uma língua que pertence a muito mais pessoas no Mundo do que só a nós portugueses e isso traduz-se em formas diversas de escrever", concluiu o primeiro-ministro.
António Costa está em Paris não só para assinalar a distinção do português da Unesco, mas também para uma homenagem pública ao artista Manuel Cargaleiro que recebe hoje a Ordem de Mérito Cultural e da Câmara Municipal de Paris, a medalha Grand Vermeil - a maior distinção que a cidade pode atribuir e que já foi recebida por outros portugueses como Manoel de Oliveira.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.