Sábado – Pense por si

Um dia com Hugo Soares: "Esta semana devo ter almoçado e jantado com Montenegro todos os dias”

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 09 de outubro de 2024 às 23:00

Estivemos 13 horas com o pivô da coordenação política do Governo: à mesa com o primeiro-ministro, nas reuniões com o partido, no carro ao telefone com ministros e no McDonald’s. No dia da “operação contraproposta” para salvar o Orçamento.

O telefone de Hugo Soares começa a tocar quase todos os dias a partir das 7h da manhã. Às vezes, diz, torna-se até complicado conseguir tomar duche entre chamadas. Às 8h, liga impreterivelmente para a mulher, que a essa hora está a levar os filhos à escola, em Braga. Têm uma brincadeira: toda a gente canta o “tenha bom dia com Mokambo, Mokaaaambo, Mokambo” – mas recentemente a chamada caiu, e quando ligou de novo a mulher admitiu a razão: “Cantas mal!”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.