Estão a ser efetuadas buscas pelos desaparecidos. A Transtejo Soflusa, entretanto, já determinou "a instauração de um inquérito interno" ao acidente, visto que a embarcação de pesca terá ignorado os alertas sonoros do navio.
Pelo menos duas pessoas estão desaparecidas e outras duas ficaram gravemente feridas, após umferryter embatido num barco de pescadores no rio Tejo. A informação foi confirmada esta segunda-feira (6) pela Autoridade Marítima Nacional, que avançou ainda que estão a ser realizadas buscas pelos desaparecidos.
DR
"Estão a ser efetuadas buscas por dois pescadores que se encontram desaparecidos no rio Tejo, depois de terem caído à água, na sequência de uma colisão ocorrida esta tarde entre a embarcação de pesca onde seguiam e uma embarcação de transporte de passageiros", lê-se num comunicado da Autoridade Marítima.
A embarcação de transporte de passageiros, denominada de "Antero de Quental", efetuava o percurso entre Lisboa e Barreiro quando embateu num barco que estava a realizar a pesca de amêijoa. Segundo a CNN Portugal, o alerta foi dado pelas 17h05.
Dois pescadores estão desaparecidos e 2 ficaram feridos após uma colisão entre um barco de pesca e uma embarcação de passageiros no rio Tejo. Os feridos foram encaminhados para o Garcia de Orta, enquanto as buscas prosseguem.
Os dois feridos entretanto já foram assistidos pelo INEM e, de acordo com o Correio da Manhã, estão agora a ser encaminhados para o Hospital Garcia de Orta. Segundo a CNN Portugal, já foi acionado um helicóptero da Força Aérea para ajudar nas buscas pelos desaparecidos.
Transtejo Soflusa instaurou inquérito interno ao acidente
A Transtejo/Soflusa determinou "a instauração imediata de um inquérito interno" para apuramento das circunstâncias e responsabilidades do acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira no rio Tejo.
Numa resposta enviada à agência Lusa, a empresa adianta que o mestre do navio tentou evitar o embate, designadamente com vários alertas sonoros, e que estes foram ignorados pela embarcação de pesca.
Depois do acidente, explica ainda a Transtejo/Soflusa, foi feito o procedimento habitual nestas circunstancias, nomeadamente a realização de um exame de alcoolemia ao mestre do navio, pelas autoridades competentes, "cujo o resultado foi de 0,0g/l de álcool no sangue". No entanto, acrescenta a empresa, o Conselho de Administração determinou a instauração imediata de um inquérito interno, para apuramento das circunstâncias e responsabilidades desta ocorrência.
A Transtejo Soflusa, empresa responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, adianta que o transporte de passageiros na ligação fluvial Barreiro - Terreiro do Paço mantém-se ativo e regular.
Atualizado às 22h06 com a informação da instauração de um inquérito
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"