Sábado – Pense por si

Dois desaparecidos e dois feridos no rio Tejo após colisão entre ferry e barco de pesca

Estão a ser efetuadas buscas pelos desaparecidos. A Transtejo Soflusa, entretanto, já determinou "a instauração de um inquérito interno" ao acidente, visto que a embarcação de pesca terá ignorado os alertas sonoros do navio.

Pelo menos duas pessoas estão desaparecidas e outras duas ficaram gravemente feridas, após umferryter embatido num barco de pescadores no rio Tejo. A informação foi confirmada esta segunda-feira (6) pela Autoridade Marítima Nacional, que avançou ainda que estão a ser realizadas buscas pelos desaparecidos.

DR

"Estão a ser efetuadas buscas por dois pescadores que se encontram desaparecidos no rio Tejo, depois de terem caído à água, na sequência de uma colisão ocorrida esta tarde entre a embarcação de pesca onde seguiam e uma embarcação de transporte de passageiros", lê-se num comunicado da Autoridade Marítima.

A embarcação de transporte de passageiros, denominada de "Antero de Quental", efetuava o percurso entre Lisboa e Barreiro quando embateu num barco que estava a realizar a pesca de amêijoa. Segundo a CNN Portugal, o alerta foi dado pelas 17h05.

Os dois feridos entretanto já foram assistidos pelo INEM e, de acordo com o Correio da Manhã, estão agora a ser encaminhados para o Hospital Garcia de Orta. Segundo a CNN Portugal, já foi acionado um helicóptero da Força Aérea para ajudar nas buscas pelos desaparecidos.

Transtejo Soflusa instaurou inquérito interno ao acidente 

A Transtejo/Soflusa determinou "a instauração imediata de um inquérito interno" para apuramento das circunstâncias e responsabilidades do acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira no rio Tejo.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a empresa adianta que o mestre do navio tentou evitar o embate, designadamente com vários alertas sonoros, e que estes foram ignorados pela embarcação de pesca.

Depois do acidente, explica ainda a Transtejo/Soflusa, foi feito o procedimento habitual nestas circunstancias, nomeadamente a realização de um exame de alcoolemia ao mestre do navio, pelas autoridades competentes, "cujo o resultado foi de 0,0g/l de álcool no sangue". No entanto, acrescenta a empresa, o Conselho de Administração determinou a instauração imediata de um inquérito interno, para apuramento das circunstâncias e responsabilidades desta ocorrência.

A Transtejo Soflusa, empresa responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, adianta que o transporte de passageiros na ligação fluvial Barreiro - Terreiro do Paço mantém-se ativo e regular.

Atualizado às 22h06 com a informação da instauração de um inquérito

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.