Sábado – Pense por si

Tribunais parados devido a falha no sistema Citius

CM 05 de setembro de 2023 às 11:31
As mais lidas

Apagão terá ocorrido durante a noite e foi notado de manhã.

O sistema Citius, usado nos processos judiciais, está em baixo, esta terça-feira, o que impede os profissionais de justiça dos tribunais de desempenharam as suas funções com normalidade.

Paulo Calado/Cofina

AoCorreio da Manhã, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais, António Marçal, informa que a falha é "recorrente" e se deve "à inserção de dados dos magistrados", que acontece por esta altura.

O "apagão" terá ocorrido durante a noite, mas pela manhã, quando os profissionais tentaram usar o sistema, foi notada a falha. António Marçal defende que isto mostra a "falta de investimento" na justiça.

Não há expectativa para a "retoma dos serviços" dos tribunais.

Esta não é a primeira vez que tal acontece com a plataforma. Recentemente,em maio, o Citius colapsou e deixou os tribunais "parados".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.