O sindicato apresenta várias reivindicações, entre elas o fim das assimetrias salariais entre profissionais com as mesmas funções.
OSindicato Nacional dos Registos(SNR) anunciou esta sexta-feira um pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 24 de fevereiro para reivindicarem melhorias na carreira e fim das assimetrias salariais. Numa nota, o sindicato informa que a paralisação, entre as 00h00 e as 24h00 do dia 24 de fevereiro, garante como serviços mínimos os casamentos civis marcados antes do anúncio da greve.
Estes trabalhadores em funções no Instituto dos Registos e Notariado queixam-se de "falta de diálogo" por parte do Ministério da Justiça, "falta de clarificação dos 'novos' vencimentos" e "incumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo".
O sindicato apresenta várias reivindicações, entre elas o fim das assimetrias salariais entre profissionais com as mesmas funções, a "devida e não efetuada atualização indiciária desde 2000", a "reconhecida promoção/compensação imediata de todos os escriturários a escriturários superiores" e a "resolução imediata dos vencimentos mal processados/calculados desde 2002".
Estes trabalhadores querem ainda a "revisão/abolição de emolumentos pessoais indevidos pagos a conservadores que não celebram casamentos, prejudicando o erário público", a "abertura e regulamentação de concursos internos e externos para colmatar a falta de 1.500 funcionários" e o "diálogo e discussão construtiva, em nome da solidariedade e da justiça remuneratória dos conservadores e oficiais dos registos e notariado, na defesa dos registos públicos e das populações".
O SNR tem feito várias greves, a última das quais no final de dezembro passado, de três dias, queixando-se de não ver satisfeitas as suas reivindicações por parte do Governo.
Trabalhadores dos registos e notariado voltam à greve em 24 de fevereiro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.