Sábado – Pense por si

Tino de Rans, o eterno candidato

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 22 de janeiro de 2021 às 14:00

Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, já foi de tudo um pouco. Calceteiro, autarca, autor, cantor popular, personalidade televisiva  – e hoje é candidato presidencial.

Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, já foi de tudo um pouco. Candidato do povo, já foi calceteiro, autarca, autor, cantor popular, personalidade televisiva  – e hoje é líder partidário e candidato presidencial. Homem de metáforas, linguagem simples. Tanto usa as pedras multicolor de Peniche para fazer uma alegoria antiracista, coisa que fez num debate presidencial contra André Ventura, como pega na vacina contra a Covid-19 para dizer que também a democracia precisa de ser vacinada. Da primeira vez que se juntou à corrida à presidência, em 2016, obteve 152 mil votos (3,28%). Agora à segunda vez que se candidata, espera chegar a Belém devagarinho, pé ante pé.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.