NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A ministra da Saúde, Marta Temido, apelou para o uso da linha telefónica em caso de suspeita de doença, considerando-a como a "melhor alternativa" às urgências, até para "evitar contágios".
A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que o serviço SNS 24 é a "melhor alternativa" ao recurso imediato às urgências hospitalares, assinalando que o encaminhamento das chamadas telefónicas "é feito de acordo com as necessidades" dos doentes.
Marta Temido falava aos jornalistas, em Lisboa, depois de ter visitado o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).
Justificando as vantagens do SNS 24, que funciona 24 horas por dia, a ministra apontou "o conforto" de uma chamada a partir de casa, "a rapidez" no atendimento - "em média as chamadas são atendidas em 20 segundos" - e "a segurança" - o "atendimento é feito por enfermeiros e o encaminhamento dos doentes é feito de acordo com algoritmos de decisão" e verificado com "uma chamada de controlo passado algum tempo".
Apesar de reconhecer que "não há sistemas isentos de falhas", a ministra quis transmitir uma mensagem de tranquilidade, afirmando que o SNS 24 é um serviço "em que as pessoas podem confiar".
Marta Temido apelou para o uso da linha telefónica em caso de suspeita de doença, considerando-a como a "melhor alternativa" às urgências, até para "evitar contágios".
"As pessoas devem sempre ligar para a linha em caso de gripe ou outra sintomatologia", frisou, lembrando os casos não urgentes que chegam às urgências, provocando "filas de espera nos hospitais".
A titular da pasta da Saúde acrescentou que, em média, apenas 20% das chamadas diárias de utentes com sintomas de gripe necessitaram de ser encaminhadas para as urgências hospitalares.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que acompanhou a visita, crê que o pico da gripe não terá sido ainda atingido, remetendo "informação mais fiável" para os dados que são atualizados semanalmente, às quintas-feiras, pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge no boletim da gripe.
O plano de contingência sazonal que foi ativado nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo - que implica o alargamento do horário de funcionamento e o reforço de equipas - será estendido a centros de saúde de outras regiões caso os médicos responsáveis entendam que se justifique, adiantou Marta Temido.
A ministra reconheceu que, apesar do aumento de 30% do número de utilizadores da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde em 2018, comparativamente a 2017, é preciso continuar a reforçar o apelo à sua utilização.
Telefonar para SNS 24 é a "melhor alternativa" às urgências
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.