Sábado – Pense por si

Taxa turística de Vila Nova de Gaia aprovada com abstenção do PSD

18 de dezembro de 2017 às 21:36
As mais lidas

A câmara de Vila Nova de Gaia aprovou, com duas abstenções do PSD, a criação da taxa turística, uma medida que visa a cobrança de dois euros por dormida até sete noites.

O município de Tondela assinou o protocolo para a recuperação das 219 casas afectadas pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro, sendo que os acordos com as restantes autarquias devem estar assinados até ao final do ano.

Turismo, Economia, Portugal, Porto
Turismo, Economia, Portugal, Porto

"Até ao final do ano, todos os protocolos vão estar assinados", afirmou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, sublinhando que só após a assinatura destes documentos será possível fazer a transferência das verbas para os municípios.

Ana Abrunhosa falava aos jornalistas após a assinatura do protocolo entre a Câmara de Tondela e a CCDRC, que visa a recuperação das 219 casas de habitação permanente afectadas no concelho, que decorreu no dia em que o município comemora o 30.º aniversário de elevação a cidade.

Segundo a presidente da CCDRC, o protocolo "delimita a partilha de responsabilidades" das duas entidades.

As autarquias recebem os formulários das famílias afectadas e, assim que os formulários são entregues à CCDRC, é feita a transferência do dinheiro directamente para as famílias ou para as câmaras, dependendo do protocolo estabelecido.

Em Tondela, os fundos vão ser transferidos para a Câmara Municipal, que vai realizar um trabalho "de monitorização, fiscalização e acompanhamento", explanou Ana Abrunhosa.

Neste concelho do distrito de Viseu, a Comissão de Coordenação e o município estão a encetar esforços para ser criado um consórcio para assegurar as obras nas casas de primeira habitação afectadas, que vai "aproveitar as empresas locais", referiu.

"Neste caso, estamos a definir o consórcio. Fizemos as consultas e temos que escolher a melhor proposta", frisou.

Durante o discurso, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, realçou que o incêndio afectou quase 180 quilómetros quadrados do concelho, registando-se prejuízos superiores a 12 milhões de euros em indústria, comércio e serviços e 1,5 milhões de euros nas infraestruturas municipais.

Já no caso das habitações, foram registadas mais de quatro centenas de casas afectadas - 219 de primeira habitação, destacou.

De acordo com o autarca, estima-se que a reconstrução das habitações permanentes "ultrapassem os 11 milhões de euros", sendo objectivo do município que a reabilitação das casas se realize "com a maior brevidade".

"O grau de confiança em nós depositado tem a nossa garantia de que nos empenharemos, até ao limite, para que rapidamente todas as primeiras habitações sejam reabilitadas", vincou José António Jesus.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!