Estão infetados 17 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas e um utente da unidade de cuidados continuados.
Um surto de covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, infetou 21 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.
"Com o resultado fechado da testagem do dia de ontem [terça-feira], temos um total de 18 utentes e três funcionários infetados", disse.
De acordo com a diretora, que indicou que o primeiro caso surgiu no dia 30 de outubro, estão infetados 17 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas e um utente da unidade de cuidados continuados.
Isabel Mascarenhas indicou ainda que os três funcionários infetados pertencem à estrutura residencial, unidade de cuidados continuados e um aos serviços administrativos, sendo este o primeiro caso relacionado com este surto.
O Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas conta com um total de 90 utentes e cerca de 100 funcionários.
"Toda a comunidade já foi testada, os funcionários infetados estão em casa e os utentes que estão positivos e suspeitos estão isolados. Vamos continuar a testar nos próximos dias", garantiu.
Questionada sobre a situação clínica dos utentes e funcionários infetados, Isabel Mascarenhas escusou-se a avançar dados, explicando que se trata de uma informação "reservada", apenas fornecida a familiares e cuidadores dos utentes.
Portugal regista hoje mais 82 mortos relacionados com a covid-19, o maior número num só dia desde o início da pandemia, e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim da situação epidemiológica da DGS indica que desde o início da pandemia, em março, já morreram 3.103 pessoas com covid-19 e já foram infetadas 192.172, estando ativos 78.716 casos, mais 1.378 do que os registados na terça-feira.
Das 82 mortes contabilizadas nas últimas 24 horas, 44 ocorreram na região Norte, 19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 17 na região Centro e duas Alentejo.
Surto de Covid-19 com 21 infetados em estrutura da Cruz Vermelha de Elvas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.