Surgiram mais de 37 mil startups em Portugal em 12 meses

Lusa 06 de abril de 2016
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de maio
As mais lidas

Em Portugal nasceram 37 399 novas empresas, consideradas startups, nos últimos 12 meses, 2,5% são companhias tecnológicas

Segundo o estudo Barómetro Informa, entre Março do ano passado e Fevereiro deste ano, nasceram em Portugal 37399 'startups' e outras organizações, contra as 36.195 que surgiram no período homólogo anterior.

BraunS
Já as empresas tecnológicas com mais tempo no mercado (a partir dos seis anos) representam 1,8% do universo empresarial.

No que diz respeito às startups em geral, e independentemente do sector, fecharam entre Março de 2015 e Fevereiro deste ano 15 904 empresas, mais 8,4% face aos 12 meses anteriores. Contudo, as insolvências estão a reduzir-se e, naqueles 12 meses, houve menos 8% de empresas a falir, num total de insolvências de 4 052. 

Por áreas de actividade, destaque para o sector da agricultura, pesca e caça, que em Fevereiro deste ano viu o número de empresas aumentarem em 40%, em termos homólogos, seguindo-se as actividades imobiliárias, com um aumento de 38%.

Ainda assim, é o sector dos serviços que mantém a liderança no que diz respeito ao número de empresas e outras organizações, que atingiram em Fevereiro cerca de 154 mil.

Por distritos, no mesmo mês, Lisboa liderava, ao concentrar perto de 122 mil empresas, representando 27,8% do total, seguindo-se o Porto, com cerca de 76 mil, correspondentes a 17,2%, e Braga, com 34 mil novas empresas, significando 7,8% do total.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais