António José Seguro e Henrique Gouveia e Melo caem para quarto e quinto lugar, atrás de Cotrim.
A poucos dias das eleições presidenciais, está tudo em aberto. É isso que demonstra o barómetro da Intercampus para o Negócios, CM, CMTV e Now. Embora André Ventura e Luís Marques Mendes continuem em primeiro e segundo lugar, respetivamente, nas intenções de voto, ainda não é possível concluir quem dos principais cinco candidatos passará à segunda volta. A chave para desfazer o impasse pode estar na grande massa de eleitores indecisos.
André Ventura e Marques Mendes num debate sobre as Presidenciais de 2026SIC
André Ventura é o candidato melhor posicionado para passar à segunda volta das eleições presidenciais, de acordo com o barómetro da Intercampus para Correio da Manhã, CMTV e ‘Negócios’. O candidato apoiado pelo Chega lidera as intenções de voto (18,6%), seguido de Marques Mendes (15,3%), que cai ligeiramente face ao mês passado e é agora seguido mais de perto pelo liberal Cotrim de Figueiredo (14,3%).
António José Seguro (12,5%) e Gouveia e Melo (12,3%) não descolam na corrida à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa. No entanto, a margem de erro mantém o candidato apoiado pelo Partido Socialista e o ex-chefe da Armada em situação de empate técnico com Marques Mendes e com Cotrim de Figueiredo para a passagem à segunda volta.
Face ao barómetro do mês passado, os indecisos quase duplicam, estando agora próximos dos 20%, uma percentagem superior à de qualquer candidato. Simultaneamente, os candidatos mais à esquerda dão o maior tombo nas intenções de voto. Com estes resultados, Catarina Martins (2,6%), Jorge Pinto (1,9%) e António Filipe (1,7%) não têm hipóteses de passar a uma segunda volta.
Com uma campanha discreta, o músico Manuel João Vieira, que é pela primeira vez considerado pelo barómetro da Intercampus, recolhe a preferência de 1,2% dos inquiridos.
FICHA TÉCNICA Objetivo Sondagem realizada pela Intercampus para o CM e a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da atualidade nacional Universo População portuguesa, com 18 ou mais anos, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental Amostra É constituída por 806 entrevistas, com a seguinte distribuição: 48,0% a homens e 52,0% a mulheres; 20,6% a pessoas entre os 18 e os 34 anos, 33,3% entre os 35 e os 54 anos e 46,2% a pessoas com 55 ou mais anos; 37,7% no Norte, 23,2% no Centro, 27,8% em Lisboa, 6,9% no Alentejo e 4,3% no Algarve Seleção da amostra A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo/móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por região (NUTS II), género e idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da população portuguesa (31/12/2023) da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI) Recolha da informação Através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. Os trabalhos de campo decorreram entre 6 e 13 de janeiro de 2026 Margem de erro O erro máximo, para um intervalo de confiança de 95%, é cerca de +/- 3,5% Taxa de resposta 57,2%
Sondagem Intercampus: Ventura à frente e Marques Mendes em segundo lugar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.