Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 4,9 registado ao largo da Ilha das Flores

Crise sísmica já provocou mais de cinco mil eventos, entre os quais 51 sismos sentidos pela população.

Um sismo de magnitude de 4,9 na escala de Richter foi registado às 11:00 locais (menos uma em Lisboa), a 114 quilómetros de Santa Cruz das Flores, foi esta quarta-feira anunciado.

Segundo o 'National Earthquake Information Center', o evento teve lugar a dez quilómetros de profundidade,

João Luís Gaspar, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) declarou à agência Lusa que este evento,registado na crista média atlântica, "não tem qualquer tipo de relação" com a crise sísmica que se faz sentir desde 02 de novembro na ilha do Faial, na zona do Capelo.

A crise sísmica, que ocorre numa zona entre os 25 e os 35 quilómetros a oeste do Faial, já provocou mais de cinco mil eventos, entre os quais 51 sismos sentidos pela população, sete destes com magnitude superior a 4 na escala de Richter.

O mais intenso sismo desta crise sísmica foi registado a 18 de novembro, pelas 08:41, e teve magnitude de 4,7.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.