Sábado – Pense por si

Sismo com magnitude 4,4 escala Richter a sudoeste dos Açores

01 de janeiro de 2018 às 12:40
As mais lidas

Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores diz que sismo não foi sentido no arquipélago

Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter foi registado hoje de manhã na Crista Média Atlântica a sudoeste dos Açores, sem ser sentido no arquipélago, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo a página na internet do CIVISA, o sismo foi registado às 8:24 locais (mais uma hora em Lisboa) na Crista Média Atlântica, uma estrutura geológica que atravessa o arquipélago dos Açores entre as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial).

Teresa Ferreira, do CIVISA, explicou à agência Lusa que "é normal" este tipo de eventos na Crista Média Atlântica, porque é "uma estrutura sismicamente ativa".

"Na região dos Açores a Crista Média Atlântica corresponde à fronteira de placas entre a placa norte americana e as placas euroasiática e africana", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.