Sábado – Pense por si

Sismo com magnitude 4,4 escala Richter a sudoeste dos Açores

Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores diz que sismo não foi sentido no arquipélago

Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter foi registado hoje de manhã na Crista Média Atlântica a sudoeste dos Açores, sem ser sentido no arquipélago, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Segundo a página na internet do CIVISA, o sismo foi registado às 8:24 locais (mais uma hora em Lisboa) na Crista Média Atlântica, uma estrutura geológica que atravessa o arquipélago dos Açores entre as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial).

Teresa Ferreira, do CIVISA, explicou à agência Lusa que "é normal" este tipo de eventos na Crista Média Atlântica, porque é "uma estrutura sismicamente ativa".

"Na região dos Açores a Crista Média Atlântica corresponde à fronteira de placas entre a placa norte americana e as placas euroasiática e africana", acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.