Sábado – Pense por si

Família de Eça de Queiroz em conflito pela trasladação para o Panteão

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 19 de abril de 2023 às 20:00

A transladação foi aprovada por unanimidade no Parlamento. Trineto que lidera da fundação com nome do escritor apoia decisão. Porém, ida dos restos mortais de Santa Cruz do Douro para Lisboa tem a oposição de outro trineto.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na semana passada que osrestos mortais do escritor Eça de Queiroz vão ser trasladadospara o Panteão Nacional em breve. No entanto, este processo não é unânime na família e corre o risco de se tornar uma novela. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.