Criança de 11 anos estava dada como desaparecida e viajava num autocarro proveniente de Paris. Elementos do SEF intercetaram ainda uma viatura em fuga e detiveram o condutor, um cidadão português que estava a ser perseguido pela Guarda Civil Espanhola.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou na fronteira de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, um menor de 11 anos que estava dado como desaparecido e viajava num autocarro proveniente de Paris.
Em comunicado, o SEF explica que o autocarro foi fiscalizado na terça-feira no Posto de Passagem Autorizado (PPA) de Vilar Formoso e que o menor foi encaminhado para o Ministério Público junto do Tribunal da Comarca da Guarda.
"Por via da utilização da aplicação SEF Mobile, o menor foi rapidamente intercetado na sequência de indicação Schengen inserida pelas autoridades francesas", adianta.
A mesma nota diz ainda que, no PPA de Vila Verde da Raia (Chaves, distrito de Vila Real), em conjunto com as autoridades espanholas, os elementos do SEF intercetaram uma viatura em fuga e detiveram o condutor, um cidadão português que estava a ser perseguido pela Guarda Civil Espanhola.
O homem, conhecido como "Americano", tinha "resistido à detenção em flagrante delito por tráfico de droga e agredido um dos agentes que cumpria com a detenção, pondo-se em fuga".
Alertados para esta situação, o SEF e GNR "fizeram adaptações ao dispositivo de fronteira" para garantir a interceção da viatura em fuga, o que veio a acontecer em Vila Verde de Raia.
"O homem foi identificado, foram rastreadas as bases de dados e, não se verificando a pendência de mandados válidos em nome do suspeito, foi detido e conduzido pela Guarda Civil Espanhola", acrescenta.
SEF detetou na fronteira de Vilar Formoso menor dado como desaparecido
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.