NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O antigo banqueiro Ricardo Salgado recusa responsabilidade no resgate do banco e quer lutar pela honra da família
O antigo banqueiro Ricardo Salgado está a escrever as suas memórias e recusa responsabilidade no resgate do banco, informando estar a lutar pela sua honra e da família, segundo a agência noticiosa Bloomberg.
"Estou a lutar pela honra de ser o que fui e pela honra da minha família", garantiu o antigo presidente do BES, até Julho de 2014, em repostas a questões colocadas por correio electrónico.
Ricardo Salgado considerou que o mais fácil teria sido pedir desculpas e libertar-se da responsabilidade pública, mas que prefere "lutar para que a verdade seja reposta".
Milhares de pequenos investidores têm afirmado que perderam as poupanças, ao serem enganados para comprarem produtos do Grupo Espírito Santos (GES) aos balcões do BES, estando alguns a lutar em tribunal e o Governo a tentar arranjar uma solução para uma indemnização parcial.
À Bloomberg, Ricardo Salgado afirmou acreditar que a decisão para o final do BES "podia não ter sido como foi", tendo defendido como melhor opção a aquisição do Novo Banco pela Caixa Geral de Depósitos ou Banco Comercial Português, com uma recapitalização prévia apoiada pelo Estado.
Aquele que chegou a ser apelidado como "dono disto tudo" manteve ainda a posição de que tudo foi feito para proteger os clientes, admitindo apenas "erros de julgamento", nomeadamente na unidade angolana.
Salgado não deixou de "obviamente" lamentar que clientes tenham perdido as suas poupanças, uma situação pela qual culpa a decisão de resolução tomada pelo Banco de Portugal.
"Os clientes foram prejudicados pela resolução e não fui eu que optei pela resolução", lembrou o antigo banqueiro, que reafirmou não ter ordenado a manipulação de números e que desconhecia quaisquer irregularidades.
Quando não está a preparar a sua defesa judicial, Salgado escreve as suas memórias, lê e passa tempo com a família.
"Hoje não duvido que a história de que eu dominava tudo foi criada com o objectivo de me atacar", afirmou ainda Salgado, referindo que "a inveja" pode ser a origem parcial do desmoronamento do seu grupo.
O Grupo Espírito Santo foi criado por José Maria Espírito Santo, que abriu a 'Caza de Câmbio', em Lisboa, em 1869 para vender e comprar títulos de crédito e lotarias.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"