Sábado – Pense por si

Quercus denuncia poluição em ribeira do concelho de Trancoso

22 de março de 2018 às 10:53
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A associação ambientalista pediu hoje uma investigação para as descargas verificadas numa ribeira afluente do rio Távora, em Trancoso.

A associação ambientalista Quercus pediu hoje uma investigação "célere e rigorosa" para as descargas poluentes verificadas numa ribeira afluente do rio Távora, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a direcção nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, denuncia "mais um atentado contra a Natureza e lesivo da qualidade da água".

Segundo a fonte, as descargas poluentes aconteceram no lugar de Sintrão, freguesia e concelho de Trancoso, na bacia hidrográfica do rio Douro, "mais concretamente na Ribeira do Vale Azedo, afluente do rio Távora".

A Quercus adianta que a jusante do local onde a descarga ocorreu existem "várias captações de água para consumo humano".

Na nota, João Branco, presidente da direcção nacional da associação, apela à Agência Portuguesa do Ambiente para "que seja célere e rigorosa na investigação de mais este caso de poluição, de modo a que os responsáveis não fiquem impunes e sejam levados à justiça".

A associação ambientalista denuncia que as descargas poluentes "continuam a contaminar linhas de água em Portugal" e que existe "poluição da água em Trancoso enquanto decorre o 'Fórum Mundial da Água' em Brasília", no Brasil.

As últimas informações obtidas pela Quercus apontam para que "apenas cerca de metade das massas de água em Portugal estejam classificadas como em 'Bom estado', de acordo com as exigências comunitárias".

A nota refere ainda que "46% das massas de água têm qualidade inferior ao exigido pela União Europeia e cerca de 32% são afectadas por poluição de origem agro-industrial e/ou agropecuária".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.