Sábado – Pense por si

PSP faz buscas na Misericórdia de Portalegre sem arguidos ou detenções

08 de outubro de 2020 às 16:48
As mais lidas

Operação centrou-se na sede da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, em duas casas de acolhimento geridas pela instituição e em residências particulares.

A PSP efetuou buscas na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, por suspeitas de crimes lesivos de bem jurídico patrimonial, mas não constituiu arguidos nem efetuou detenções, disse hoje à agência Lusa fonte daquela força de segurança.

A fonte da PSP indicou que a operação decorreu na quarta-feira, centrando-se na sede da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP), em duas casas de acolhimento geridas pela instituição e em residências particulares.

A operação terminou com a recolha de "muita prova", que será agora analisada por peritos informáticos e de contabilidade.

Esta investigação, já dada como "concluída" pela PSP, foi delegada pelo Ministério Público da Comarca de Portalegre, entidade que dirige o respetivo processo.

A Lusa contactou o provedor da SCMP, João Torres Pereira, mas o responsável não quis prestar declarações, alegando que a investigação se encontra em segredo de justiça.

Segundo a lei, os crimes lesivos de bem jurídico patrimonial podem estar relacionados com movimentação de capitais, contratos de compras e a forma como são geridos esses capitais – a gestão de fundos, no caso de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.