Sábado – Pense por si

PS/Açores acusa oposição de fazer campanha eleitoral com subsídio de mobilidade

06 de setembro de 2019 às 21:08
As mais lidas

Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, António Costa definiu o subsídio social de mobilidade como "absurdo e ruinoso" e defendeu a transferência da sua gestão do Estado central para as regiões autónomas da Madeira e Açores.

O líder parlamentar doPS/Açores, Francisco César, acusou esta sexta-feira a oposição no arquipélago de estar a fazer "campanha eleitoral" com as palavras do primeiro-ministro sobre o subsídio de mobilidade na região.

"Estamos em campanha eleitoral. (...) As declarações do secretário-geral do PS [e primeiro-ministro] são muito claras: há um problema em relação ao custo do subsídio social de mobilidade" no que refere ao gasto previsto e "ao que realmente custa", disse o dirigente socialista aos jornalistas.

"Não há um problema ao nível da mobilidade. (...) O que há é um problema dos responsáveis da oposição em relação ao primeiro-ministro, António Costa. Isso percebe-se claramente pela extrapolação e alteração das palavras", prosseguiu Francisco César.

Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, noticiada na terça-feira pelo Açoriano Oriental,António Costadefiniu o subsídio social de mobilidade como "absurdo e ruinoso" e defendeu a transferência da sua gestão do Estado central para as regiões autónomas da Madeira e Açores.

Diversos partidos reagiram às declarações de António Costa, tendo o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerado que o atual modelo de acessibilidades aéreas de e para a região trouxe "inegáveis vantagens" ao arquipélago, mas afirmando também que o primeiro-ministro "tem razão" ao pedir o "aperfeiçoamento" do mesmo.

Nos Açores, o modelo de subsídio de mobilidade define que, nas viagens entre a região e o continente, haja reembolso para os residentes no arquipélago no montante entre a diferença do bilhete comprado e valor máximo de 134 euros por viagem de ida e volta.

Para viagens entre os Açores e a Madeira, o montante em causa é de 119 euros.

Antes de este modelo entrar em vigor, não havia reembolsos das viagens e apenas as transportadoras aéreas SATA e TAP operavam para os Açores, enquanto atualmente também a Ryanair voa regularmente para São Miguel e para a Terceira.

Os CTT são a entidade prestadora do serviço de pagamento do subsídio social de mobilidade aos cidadãos beneficiários, no âmbito dos serviços aéreos entre o continente e a Região Autónoma dos Açores.

Francisco César falava hoje aos jornalistas após uma delegação do PS/Açores ter sido recebida pelo presidente do executivo regional, o também socialista Vasco Cordeiro, sobre as propostas de Plano e Orçamento da região para 2020.

"Os Açores hoje afiguram-se muito diferentes do que há três anos", lembrou o líder da bancada do PS, assinalando que o Plano e Orçamento para 2020 serão os últimos da atual legislatura.

O aumento da população empregada e a redução dos beneficiários do rendimento social de inserção foram elementos valorizados por Francisco César.

Nesta fase, o PS deve "liderar um movimento de mudança", numa "nova realidade" que deve ter prioridades como o aproveitar do crescimento económico para uma melhor e mais abrangente distribuição de riqueza.

"Apesar de termos a maior população empregada de sempre, sabemos que ainda há muita gente que necessita e anseia por um emprego ou um emprego mais estável, menos precário", reconheceu Francisco César.

O presidente do Governo dos Açores recebeu hoje em Ponta Delgada os parceiros sociais e os partidos políticos sobre a preparação das propostas do Plano e Orçamento para 2020, que serão apresentadas à Assembleia Legislativa Regional em outubro.

Vasco Cordeiro esteve acompanhado nos encontros pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, que tutela a área orçamental.

Após esta ronda de audições, a anteproposta de Plano e Orçamento para 2020 será aprovada em Conselho de Governo, a que se seguirá, no final deste mês, a reunião do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores.

Depois de recolhidos os diversos pareceres do Conselho Económico e Social e dos Conselhos de Ilha, o Governo dos Açores reunir-se-á em Conselho para aprovar as propostas de Plano e Orçamento, que serão entregues, no final do mês de outubro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres