José Luís Carneiro defende que o País deve investir na criação de um novo cluster industrial da construção, setor severamente afetado pela crise de há 15 anos.
O líder do PS defendeu, numa carta enviada ao primeiro-ministro, mais parcerias entre Estado, autarquias, cooperativas, instituições de solidariedade e agentes económicos para resolver a crise da habitação, com uma aposta na construção modular, escreve esta segunda-feira o Público.
MIGUEL A. LOPES/LUSA
Segundo o jornal, depois dos temas da Defesa e da emergência pré-hospitalar, José Luis Carneiro enviou na semana passada uma carta com propostas ao social-democrata Luís Montenegro, distribuídas por um conjunto de oito eixos de atuação, para encontrar soluções para as "necessidades de alojamento urgente e habitação a custos acessíveis".
A par do reforço financeiro, o líder do PS defende que o País deve investir na criação de um novo cluster industrial da construção, setor severamente afetado pela crise de há 15 anos, e diz que a aposta deve ser na inovação, como a construção modular e industrializada, permitindo "soluções mais rápidas, económicas e de qualidade" e o aproveitamento de terrenos.
Tendo em conta que são as autarquias a conhecer melhor as reais necessidades da população e as condições no terreno, diz ser fundamental que o Estado garanta que estas tenham "os meios financeiros, técnicos e humanos para concretizar de forma eficaz as políticas locais de habitação".
José Luís Carneiro defende que o esforço de investimento deve ir mais longe, com um reforço das verbas nos programas existentes para a promoção de arrendamento, nomeadamente para o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação (1.º Direito), o Programa de Apoio Financeiro ao Arrendamento Jovem (Porta 65), o Programa de Arrendamento Acessível e o Programa de Construção a Custos Controlados.
Ao mesmo tempo, sugere que deve ser criado o Programa Nacional de Construção de Habitação a Custos Acessíveis para aumentar o parque público dirigido às famílias de rendimentos intermédios, através da reabilitação, construção e aquisição de imóveis para arrendar a preços acessíveis.
Depois de ter sido criada em 2021 uma Bolsa Nacional de Alojamento Urgente, o líder do PS sugere ao primeiro-ministro que esta seja alargada para ter capacidade de responder a situações de emergência como a do Talude Militar (Loures, distrito de Lisboa).
No seu entendimento, a bolsa de alojamento urgente serviria para acolher uma família em situação de emergência enquanto se construía em poucos meses uma habitação, através, por exemplo, da construção modular.
O socialista sublinha que o Programa Nacional de Apoio ao Alojamento Estudantil deve ser igualmente uma prioridade da política de habitação, definindo-se os investimentos em colaboração com as instituições de ensino superior e privilegiando os estudantes deslocados com menores recursos.
Diz também ser fundamental "reformar o modelo institucional de gestão da política pública da habitação", intervindo no Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para reduzir a burocracia e reforçar a descentralização de competências.
Para isso, aponta que é necessário acelerar o processo legislativo do Código da Construção.
Além destas respostas concretas e do alargamento de instrumentos já existentes, José Luis Carneiro defende ser necessário fazer a programação de investimentos a médio e longo prazo para dar "previsibilidade às políticas de habitação e incentivar a indústria".
Estas medidas fornecidas por Carneiro ao Governo vão também ser submetidas pelos socialistas ao parlamento em breve, seja sob a forma de projetos de lei ou propostas no Orçamento do Estado para 2026.
PS propõe soluções para habitação em carta enviada a Montenegro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ideia de que a IA pode tomar conta do mundo pode parecer cinematográfica mas é cada vez mais real. Contudo, a Apple divulgou um estudo no qual afirma que todos este modelos não pensam, apenas memorizam.
"Às vezes precisamos de lembrar que há diferentes formas de medir o tempo. Há o tempo dos adultos, cronometrado e urgente. E há o tempo das crianças, que se mede em sorrisos e abraços", explicou a juíza Dr.ª Isabel Moreira.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.