PS e PSD querem avançar com regionalização de Portugal

PS e PSD querem avançar com regionalização de Portugal
Diogo Barreto 02 de fevereiro de 2019

O Governo assumiu que a regionalização ia ser um dos temas da próxima legislatura. O PSD vai à luta e já foi formada uma Comissão para preparar a “aplicação prática” da reforma.

O PSD e o PS estão a analisar as hipóteses de voltar a dividir o país em regiões. Para os dois maiores partidos nacionais, este é o caminho que vai ajudar na descentralização do país. Mas desta vez, os dois partidos estão a estudar os erros que foram cometidos há 20 anos, altura do chumbo do primeiro referendo, de forma a evitá-los no futuro.

Foi criada já uma comissão de "senadores" de todos os partidos - exceptuando o PCP - para estudar esta hipótese: a Comissão Independente para a Descentralização (CID), presidida pelo ex-ministro socialista João Cravinho, avança o jornal Expresso

Um dos primeiros passos a ser tomado seria encomendar ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Diogo Freitas do Amaral um estudo sobre a regionalização. Esse estudo teria, de acordo com o semanário, um custo de 135 mil euros. Já o passo seguinte seria a "realização de seminários" sobre o tema, de forma a voltar a discutir-se a regionalização na praça pública.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais