Projeto piloto na região destina-se a "reclusos toxicodependentes que assumem o compromisso de integrarem um programa socio-terapêutico".
O estabelecimento prisional de Ponta Delgada vai ter uma unidade livre de drogas, atendendo ao perfil de cada recluso, anunciou esta sexta-feira a diretora regional do Governo dos Açores para a Prevenção e Combate às Dependências.
Suzete Frias, citada em nota de imprensa, explica que "o objetivo desta unidade é o de criar um espaço próprio para os reclusos toxicodependentes que queiram aderir ao programa livre de drogas, dando-lhes condições de interação especial com profissionais para, nesta relação, estruturarem a sua motivação para o tratamento e reequacionarem o seu projeto de vida".
Este é um projeto piloto na região e destina-se, prossegue a diretora, a "reclusos toxicodependentes que assumem o compromisso de integrarem um programa socio-terapêutico".
O anúncio foi feito após uma reunião entre a diretora regional e o diretor do estabelecimento prisional da maior cidade açoriana.
A unidade está preparada para receber "cerca de 30 reclusos", adiantou Suzete Frias, salientando que esta "é uma via para a reabilitação e facilitação da inserção fora de muros".
Este projeto permite dar respostas distintas a "reclusos que têm critérios para aceder a um programa livre de drogas, bem como a reclusos com várias tentativas falhadas de tratamento e com problemas de saúde".
Na região, foram já implementados programas terapêuticos de substituição opiácea nos estabelecimentos prisionais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e extensão na Horta, que funcionam ao abrigo de um protocolo entre a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Direção Geral dos Serviços Prisionais, Unidades de Saúde de Ilha da Terceira e do Faial e a associação ARRISCA (Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores).
Na prisão de Angra de Heroísmo é também desenvolvido pela Casa do Povo de Santa Bárbara um programa de educação para saúde, no âmbito de um acordo entre esta instituição, a Direção Geral dos Serviços Prisionais e a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.
Prisão de Ponta Delgada vai ter uma unidade livre de drogas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.