Sábado – Pense por si

Primavera começa esta sexta-feira com chuva e descida da temperatura

Equinócio da primavera começou às 3h50 desta sexta-feira (hora de Lisboa) e prolonga-se até 20 de junho às 22h44 em Portugal continental.

A primavera começa hoje com as previsões meteorológicas a apontarem para chuva, em algumas regiões forte, e temperaturas máximas que não vão além dos 18 graus Celsius.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começou às 03:50 de hoje (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

Na Região Autónoma dos Açores o equinócio da primavera ocorreu às 02:50 (mais uma hora em Lisboa).

A primavera prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 20 de junho às 22:44 em Portugal continental e na Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e em especial a partir da tarde, e que serão por vezes acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia e vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, em Évora, Beja e Setúbal) e os 13 (em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Braga).

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.