A Praia da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo, foi eleita pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Uma das praias da albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi eleita "Praia Fluvial do Ano", uma distinção que se junta a vários galardões arrecadados pela qualidade ambiental, divulgou hoje o município do distrito de Bragança.
A Praia da Fraga da Pegada foi agora distinguida numa votação dos portugueses promovida pela revista Guia das Praias Fluviais e que incidiu sobre todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente e uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal, segundo a autarquia.
Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, "é sintomático que, ano após ano, as praias do Azibo sejam distinguidas por entidades tão idóneas como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Fundação para a Educação Ambiental (Bandeira Azul) e a Quercus ou através da votação do público, como sucedeu agora com a votação das Praias Fluviais ou com o Prémio Cinco Estrelas Regiões".
A distinção "Praia Fluvial do Ano" ocorre pouco depois de outro reconhecimento, da associação ambientalista Quercus, que atribuiu a categoria "Qualidade de Ouro" às praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, duas das 40 localizadas no interior do país.
"Ao longo dos últimos meses as praias do Azibo receberam várias distinções. Esta, já em plena época balnear, é mais uma distinção que valoriza a excelência da zona balnear do Azibo, sucessivamente distinguida com vários galardões", reiterou o autarca local.
A construção de uma barragem no final dos anos de 1970 abriu caminho à criação de uma das zonas balneares mais procuradas do Nordeste Transmontano com duas praias fluviais em torno da albufeira no rio Azibo, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.
As duas praias têm Bandeira Azul há 16 e dez anos consecutivos e, em 2012, a da Ribeira foi eleita uma das "7 Maravilhas -- Praias de Portugal". O local é também conhecido pela acessibilidade a pessoas com deficiência.
A Albufeira do Azibo foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas ganhou visibilidade pelas condições para o lazer e pela riqueza ambiental.
A zona tem o estatuto de Paisagem Protegida e abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo integra a Rede Natura 2000 com "uma mescla de flora mediterrânica e atlântica" em que sobressaem variedades como o carvalho, castanheiro, oliveira, Cinha, lameiros e vegetação mais rasteira e rara "em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres