Sábado – Pense por si

Póvoa de São Miguel, o bastião do Chega no Alentejo

Paulo Barriga
Paulo Barriga 29 de novembro de 2020 às 17:05

Conquistar a freguesia é o objetivo. Ventura foi lá aclamado pelos que criticam os ciganos (e a posição antitouradas de PAN e BE). Até o líder distrital do PSD aceita uma coligação.

Póvoa de São Miguel. O nome desta pequena freguesia do concelho de Moura, no distrito de Beja, pouco ou nada dirá à grande maioria dos portugueses. Mas foi ali, nos confins do Alentejo profundo, que o Chega obteve a sua maior votação nas legislativas de 2019: 15,4%. E é também ali que o partido de André Ventura está determinado a conquistar a sua primeira autarquia. Com ou sem o PSD? O líder da distrital do PSD de Beja, Gonçalo Valente, não recusa: "Há pontos de convergência". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.