Sábado – Pense por si

Portugal vai receber conferência da ONU sobre oceanos em 2020

21 de setembro de 2018 às 21:08
As mais lidas

Em 2020 Lisboa vai ser também a capital verde europeia.

Lisboa vai acolher a conferência da ONU sobre os oceanos em 2020, anunciou esta sexta-feira o director-geral de política do mar, Rúben Eiras.

Em Junho de 2017, nas Nações Unidas, a ministra portuguesa do Mar, Ana Paula Vitorino, disse na primeira conferência dos oceanos da ONU que Portugal pretendia organizar a segunda edição do evento, marcada para 2020.

O anúncio de Rúben Eiras foi feito na inauguração de uma exposição em Lisboa sobre o primeiro navio do mundo movido apenas a energias renováveis, o catamarã "Energy Observer", por ocasião da presença da embarcação na capital portuguesa.

Rúben Eiras disse também que o Fundo Azul - no âmbito do programa Portugal 2020, para desenvolver a economia do mar - aprovou seis projectos na área da energia das ondas, com um valor de um milhão de euros.

José Sá Fernandes, que na Câmara de Lisboa tem o pelouro do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, lembrou também na inauguração da exposição que a capital conta ter em 2020 a primeira central fotovoltaica para abastecer autocarros eléctricos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.