Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Portugal pondera novo voo de repatriamento da Arábia Saudita

Sousa admitiu que uma viagem para Riade "é relativamente arriscada neste momento", mas disse que, com o espaço aéreo do Qatar encerrado, "a única solução é viajarem por terra, de autocarro ou de carro até um ponto seguro".

O secretário de Estado das Comunidades, Emídio Sousa, disse esta sexta-feira que as autoridades estão a ponderar organizar um novo voo de repatriamento de cidadãos portugueses do Médio Oriente, com partida da Arábia Saudita.

Portugal pondera novo voo de repatriamento da Arábia Saudita
Portugal pondera novo voo de repatriamento da Arábia Saudita Foto AP/Bullit Marquez

"Estamos a ponderar todas as formas de podermos ajudar. Poderá ser através de um outro voo, que vamos pôr a hipótese de organizar, ou através de um outro voo de um país europeu", explicou Emídio Sousa à comunicação social no Aeroporto de Figo Maduro.

"Hoje, durante toda a manhã, os nossos serviços vão contactar as pessoas, a ver quem quer vir, para vermos a oportunidade ou não de organizar esse voo. E a Força Aérea já está a planear o voo", acrescentou o secretário de Estado.

Sousa admitiu que uma viagem para Riade "também é relativamente arriscada neste momento", mas disse que, com o espaço aéreo do Qatar encerrado, "a única solução é viajarem por terra, de autocarro ou de carro até um ponto seguro".

O dirigente falava após a aterragem de um avião militar, vindo da capital de Omã, Muscat, com 39 passageiros, dos quais 24 são portugueses e 15 estrangeiros (França, Grécia, Brasil e Israel), que faz parte de uma operação de repatriamento.

Sousa elogiou o "trabalho notável" da Força Aérea e os serviços consulares, "que têm trabalhado incansavelmente", numa operação que durou "quase 25 horas" e atravessou "zonas extremamente perigosas".

Os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa anunciaram na quinta-feira que está em curso uma operação de repatriamento de 186 pessoas, quase todos portugueses, com chegada prevista para o dia de hoje.

Segundo comunicado conjunto dos dois ministérios, a operação envolve um avião C130 da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave A330 fretada à TAP Air Portugal.

O voo fretado transporta 147 passageiros, dos quais 139 são portugueses e oito estrangeiros (da Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América e Peru), estando a sua hora de chegada prevista para as 11:00, disse ainda o secretário de Estado.

Emídio Sousa confirmou que Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para organizar o repatriamento de cidadãos portugueses no Médio Oriente.

Os Estados Unidos e Israel lançaram a 28 de fevereiro um ataque militar contra o Irão, tendo matado durante a ofensiva o 'ayatollah' Ali Khamenei, líder supremo do país desde 1989.

O Conselho de Liderança Iraniano assume atualmente a liderança do país.

O Irão lançou ataques de retaliação contra alvos em Israel, bases norte-americanas e outras infraestruturas em países da região como Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Líbano, Jordânia, Omã e Iraque.

Além da Turquia, incidentes com projéteis iranianos foram também registados em Chipre.

Desde o início do conflito, foram contabilizados mais de mil mortos, na maioria iranianos.

Siga-nos no 

Artigos Relacionados