Sábado – Pense por si

"Portugal fechou os olhos ao tráfico de armas por Lisboa"

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 19 de fevereiro de 2019 às 07:00

Em Os Falcões do Biafra, Fernando Cavaleiro Ângelo conta a história dos portugueses que lutaram na guerra civil da Nigéria ao lado dos rebeldes e como o regime português apoiou os independentistas.

Em 1967 o Biafra declarou a independência da Nigéria. Desde então que Portugal assumiu um "apoio passivo" aos independentistas. Enquanto a partir de S. Tomé a PIDE seguia com toda a atenção os desenvolvimentos no Terreno, em Lisboa as autoridades permitiram que os aeroportos nacionais fossem usados livremente em operações clandestinas através das quais o Biafra era abastecido de armas, munições e alimentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.