Sábado – Pense por si

"Portugal fechou os olhos ao tráfico de armas por Lisboa"

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 19 de fevereiro de 2019 às 07:00

Em Os Falcões do Biafra, Fernando Cavaleiro Ângelo conta a história dos portugueses que lutaram na guerra civil da Nigéria ao lado dos rebeldes e como o regime português apoiou os independentistas.

Em 1967 o Biafra declarou a independência da Nigéria. Desde então que Portugal assumiu um "apoio passivo" aos independentistas. Enquanto a partir de S. Tomé a PIDE seguia com toda a atenção os desenvolvimentos no Terreno, em Lisboa as autoridades permitiram que os aeroportos nacionais fossem usados livremente em operações clandestinas através das quais o Biafra era abastecido de armas, munições e alimentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?