Os dois países concordaram em fortalecer a cooperação na luta contra o tráfico de droga, principalmente depois de Portugal ter regulamentado o uso de lanchas rápidas.
Portugal e Espanha acordaram reforçar a cooperação no combate ao tráfico de droga e "narcolanchas" durante um encontro entre os ministros da Administração Interna dos dois países em Lisboa.
Portugal e Espanha cooperam contra o tráfico de droga após encontro ministerial em LisboaDR
O encontro entre o ministro do Interior de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Administração Interna de Portugal, Maria Lúcia Amaral, decorreu na passada quinta-feira durante a Conferência Ministerial entre os países da União Europeia e os países do Médio Oriente e Norte de África (MENA), segundo o comunicado do membro do governo espanhol.
A Lusa pediu informações ao Ministério da Administração Interna na sexta-feira sobre esta reunião e o acordo, mas não obteve qualquer resposta.
De acordo com o Ministério do Interior espanhol, os dois ministros concordaram em fortalecer a cooperação na luta contra o tráfico de droga, principalmente depois de Portugal ter regulamentado o uso de lanchas rápidas no combate ao narcotráfico.
No encontro, o segundo depois de um primeiro realizado entre os dois em outubro, no Luxemburgo, o ministro espanhol agradeceu a Portugal o empenho na regulamentação dos "narcobarcos" e avaliou este diploma como "um grande passo contra o crime organizado para reforçar a cooperação na luta contra o tráfico de droga".
No final de setembro, a Assembleia da República aprovou um diploma do Governo, que já foi promulgado pelo Presidente da República, o qual regula o uso de lanchas rápidas para combater o tráfico de droga e prevê uma moldura penal de um a quatro anos de prisão a "quem transportar, importar ou exportar" lanchas rápidas ou nelas "entrar ou sair do território nacional" sem autorização da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Segundo o Ministério do Interior, os dois ministros comprometeram-se também a avançar nas negociações técnicas para chegar a um acordo internacional que dê "cobertura total" à cooperação bilateral em questões de segurança e combate ao crime transfronteiriço e que inclua o julgamento do tráfico de droga.
A investigação ao tráfico de droga em Portugal é da competência da Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), que é tutelada pelo Ministério da Justiça.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
A casa, o escritório, o carro são também onde mostramos as nossas aspirações, sonhos e intenções. Observar como as pessoas os escolhem e decoram, em que gastam dinheiro e o que ignoram, dá-nos informação.