NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Encontro será consagrado às interligações eléctricas.
Os sete países do sul da União Europeia, que celebraram esta quarta-feira em Roma a sua quarta cimeira, voltarão a encontrar-se em Chipre, enquanto Portugal acolherá uma nova cimeira tripartida com Espanha e França, consagrada às interligações eléctricas.
Na conferência de imprensa conjunta dos chefes de Estado e de Governo de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre e Malta, e depois de ser anunciado que o próximo encontro terá lugar, "o mais tardar em Março", em Chipre, o Presidente francês, Emmanuel Macron, lembrou que também se encontrará com os chefes de Governo português e espanhol.
Na sua primeira participação numa cimeira dos países do sul, Macron defendeu "o formato muito coerente" deste grupo de sete Estados-membros e sublinhou que o mesmo "não é um formato concorrente de outros, mas complementar", e comentou que, em breve, haverá também uma outra reunião num formato a três.
"Teremos dentro de algumas semanas um encontro num outro formato, com António Costa e Mariano Rajoy sobre a questão das interligações eléctricas", disse.
Em Julho passado, por ocasião de um almoço de trabalho de António Costa com o então recém-eleito Presidente francês, no Palácio do Eliseu, em Paris, ambos já tinham anunciado que Macron se deslocaria no início de 2018 a Portugal para participar numa cimeira sobre interligações, depois daquela celebrada em Madrid em 2015.
Por seu turno, na sua intervenção, o primeiro-ministro António Costa comentou que este grupo de sete países do sul constituem um "conjunto de países que se reúnem pelas suas afinidades, não para dividir a UE, mas para ajudar a fortalecer a UE".
"Estou certo que juntos vamos ajudar a ter uma UE mais unida, mais democrática e mais próxima dos cidadãos", disse.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.