Sábado – Pense por si

Plano Municipal da Protecção Civil de Mafra activado

15 de outubro de 2017 às 23:03
As mais lidas

Meia dúzia de habitantes foi retirada das suas habitações por precaução.

O Plano Municipal da Protecção Civil de Mafra foi activado devido à dispersão de fogos no concelho, onde meia dúzia de habitantes foi retirada das suas habitações por precaução, revelou o vice-presidente do município.

Neste concelho do distrito de Lisboa, "o plano municipal foi activado devido à dispersão de incêndios e à dimensão que estão a tomar devido ao vento", referiu esta noite à agênciaLusaJoaquim Sardinha.

O autarca precisou que estão activos cinco fogos no concelho, um dos quais consome uma zona de mato nas freguesias de Santo Isidoro e Encarnação, onde meia dúzia de habitantes, sobretudo "pessoas idosas", foram retirados "por precaução" das localidades de Marvão, freguesia de Santo Isidoro, Quintas e Safarujo, freguesia da Encarnação.

Outros três fogos estão a lavrar na freguesia de Enxara/Gradil/Vila Franca do Rosário, aos quais se junta um outro na Enxara dos Cavaleiros.

Segundo o autarca, várias estradas municipais estão cortadas nestas freguesias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.