Homem de 27 anos foi obrigado a apresentações semanais e proibido de contactos com a vítima ou qualquer outro menor de 16 anos.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que deteve um jovem suspeito de vários crimes de abuso sexual à sua enteada, menor de idade, em Viseu, tendo o arguido ficado obrigado a apresentações semanais e proibido de contactar a vítima.
"O detido, com 27 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de obrigação de apresentações semanais, proibição de contactos com a vítima ou de qualquer outro menor com idade inferior a 16 anos", explicou à Lusa um dos coordenadores da PJ de Coimbra.
Segundo Camilo Oliveira, "a investigação teve início em finais de junho deste ano", quando é aberto o inquérito, na sequência da apresentação da queixa pela mãe da menor.
"Havia uma relação de proximidade, familiar, uma vez que ele [o suspeito] é padrasto. A mãe desconhecia os abusos, eles só lhe foram revelados pela menina, a vítima, quando o suspeito foi trabalhar para o estrangeiro. Na ausência dele, a menina ganhou coragem e contou à mãe o que se estava a passar e é nessa sequência que a mãe apresenta queixa", adiantou o inspetor da PJ.
De acordo com Camilo Oliveira, o suspeito "trabalha na área da construção civil e viajou para o estrangeiro, para França, na sequência da vida profissional dele, uma vez que surgiu a oportunidade e foi para lá trabalhar", e "vem a ser detido no regresso, quando entrou em Portugal, no dia 11 de madrugada".
"Os abusos aconteciam em casa (...). Obviamente, ele valia-se da posição de superioridade sobre ela para cometer os abusos", acrescentou.
Segundo a PJ, o arguido praticou os abusos entre dezembro de 2019 e junho de 2020 e, durante este período, a menor "passa dos 13 para os 14 anos", pelo que "deixa de ser um [crime de] abuso sexual de crianças, que é até aos 13, e passa a ser um abuso sexual de menores dependentes".
PJ detém suspeito de abusar sexualmente de enteada menor em Viseu
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.