"Creio que esta tendência de crescimento se pode acelerar ao longo do segundo semestre, mas 1,5% é bom", afirmou o ministro da Economia
O ministro da Economia considerou hoje "francamente positivo" o crescimento de 1,5% da economia portuguesa no primeiro trimestre, divulgado pelo INE, e mostrou-se convicto de que este aumento poderá acelerar nos próximos meses.
"Atendendo à boa recuperação do investimento, à boa evolução gradual do consumo privado e à forte dinâmica das exportações, creio que esta tendência de crescimento se pode acelerar ao longo do segundo semestre, mas 1,5% é bom", afirmou Pires de Lima, à margem de uma visita em Lisboa a laboratórios do Instituto de Soldadura e Qualidade.
Em declarações aos jornalistas, o governante defendeu tratar-se de um crescimento sustentado numa "forte recuperação" do investimento e destacou que há sete trimestres consecutivos que a economia nacional está a crescer e que "há anos" que a economia portuguesa não crescia mais do que a economia do euro.
"Estamos a crescer mais do que a zona euro", afirmou Pires de Lima, comentando o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O ministro atribuiu os 'louros' do crescimento económico ao sector empresarial, afirmando que o mérito é das empresas, e defendeu que o país está agora num caminho "certo, seguro, sólido e que cria emprego".
A estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, hoje divulgadas pelo INE, estima um crescimento de homólogo do PIB de 1,5% no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação idêntica à do primeiro trimestre.
Relativamente ao primeiro trimestre deste ano, os dados do INE mostram que o PIB aumentou 0,4% entre Abril e Junho deste ano, uma variação também idêntica à do primeiro trimestre.
O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015, em termos homólogos.
Pires de Lima comentou ainda o aumento divulgado também hoje pelo INE de 7% das dormidas de turistas na hotelaria portuguesa em Junho, face ao mesmo mês de 2014, para cinco milhões, impulsionadas pelos residentes mas, sobretudo, pelo dinamismo dos não residentes.
"O turismo é um dos sectores mais dinâmicos na criação de emprego e o seu contributo tem sido muito importante", concluiu o ministro.
Pires de Lima diz que 1,5% de crescimento é "francamente positivo"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.