Sábado – Pense por si

Pires de Lima diz que 1,5% de crescimento é "francamente positivo"

"Creio que esta tendência de crescimento se pode acelerar ao longo do segundo semestre, mas 1,5% é bom", afirmou o ministro da Economia

O ministro da Economia considerou hoje "francamente positivo" o crescimento de 1,5% da economia portuguesa no primeiro trimestre, divulgado pelo INE, e mostrou-se convicto de que este aumento poderá acelerar nos próximos meses.

"Atendendo à boa recuperação do investimento, à boa evolução gradual do consumo privado e à forte dinâmica das exportações, creio que esta tendência de crescimento se pode acelerar ao longo do segundo semestre, mas 1,5% é bom", afirmou Pires de Lima, à margem de uma visita em Lisboa a laboratórios do Instituto de Soldadura e Qualidade.

Em declarações aos jornalistas, o governante defendeu tratar-se de um crescimento sustentado numa "forte recuperação" do investimento e destacou que há sete trimestres consecutivos que a economia nacional está a crescer e que "há anos" que a economia portuguesa não crescia mais do que a economia do euro.

"Estamos a crescer mais do que a zona euro", afirmou Pires de Lima, comentando o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O ministro atribuiu os 'louros' do crescimento económico ao sector empresarial, afirmando que o mérito é das empresas, e defendeu que o país está agora num caminho "certo, seguro, sólido e que cria emprego".

A estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, hoje divulgadas pelo INE, estima um crescimento de homólogo do PIB de 1,5% no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação idêntica à do primeiro trimestre.

Relativamente ao primeiro trimestre deste ano, os dados do INE mostram que o PIB aumentou 0,4% entre Abril e Junho deste ano, uma variação também idêntica à do primeiro trimestre.

O Governo espera que o PIB português cresça 1,6% em 2015, em termos homólogos.

Pires de Lima comentou ainda o aumento divulgado também hoje pelo INE de 7% das dormidas de turistas na hotelaria portuguesa em Junho, face ao mesmo mês de 2014, para cinco milhões, impulsionadas pelos residentes mas, sobretudo, pelo dinamismo dos não residentes.

"O turismo é um dos sectores mais dinâmicos na criação de emprego e o seu contributo tem sido muito importante", concluiu o ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.