Sábado – Pense por si

Pescador desaparecido não está na embarcação afundada

04 de dezembro de 2017 às 20:25
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A Marinha informou que o mestre da embarcação que naufragou ao largo da Figueira da Foz continua desaparecido.

A Marinha anunciou esta segunda-feira que o mestre da embarcação que naufragou ao largo da Figueira da Foz continua desaparecido.

"Os mergulhadores da Marinha efectuaram hoje dois mergulhos a grande profundidade, a 80 metros, no local onde se encontra afundada a embarcação de pesca 'Veneza', por forma a confirmar se o mestre da embarcação se encontrava no interior da casa do leme", informou a Marinha em comunicado.

"Entre as 08:00 e as 14:00 foram realizados dois mergulhos técnicos de elevada complexidade, no limite da profundidade da capacidade de operação dos mergulhadores da Marinha, que é de 81 metros, tendo sido recolhidos todos os elementos de informação necessários para assumir esta conclusão", acrescenta a nota.

Os mergulhos decorreram em segurança para os mergulhadores, que, por precaução, tiveram necessidade de recuperar durante cinco horas no interior da câmara hiperbárica que se encontra a bordo do navio de investigação científica 'Almirante Gago Coutinho'.

A embarcação de pesca "Veneza", que naufragou na madrugada de quarta-feira a cerca de 20 quilómetros ao largo da Figueira da Foz, foi encontrada pelos meios de busca da Marinha no domingo, afundada a 80 metros de profundidade.

A embarcação foi detectada a 3,7 quilómetros a sul do local de alerta do naufrágio, com recurso a um sonar de varrimento lateral, informação posteriormente confirmada através de imagens captadas por um robot subaquático (denominado ROV), operado remotamente por técnicos do Instituto Hidrográfico a bordo do navio Gago Coutinho, que está no local a ajudar às buscas.

Aquando do naufrágio estavam a bordo quatro pessoas, sendo que as autoridades já recuperaram três corpos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!