Sábado – Pense por si

Perguntas e respostas sobre a devolução da taxa de protecção civil

Sara Capelo
Sara Capelo 25 de março de 2018 às 11:30

E pode? O município baseia-se na jurisprudência que fiscalista diz que não se aplica. A existirem, juros serão irrisórios para os lisboetas.

Os postais vão chegar às caixas de correio de quase 205 mil lisboetas a partir de 15 de Fevereiro. No interior de cada um estará um vale com uma média de 270 euros, o valor pago nos últimos três anos pela taxa de protecção civil e que o Tribunal Constitucional declarou ser inconstitucional. No total a Câmara de Lisboa, presidida por Fernando Medina, devolverá 58,6 milhões de euros. Mas o município não somou juros, o que é contestado pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP). Diz o presidente Luís Meneses Leitão que o município estará "a beneficiar de um empréstimo gratuito sem pagar juros".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.