Sábado – Pense por si

Parque da Comenda. Proprietários vedaram acesso ao público, mas garantem que é temporário

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 06 de outubro de 2021 às 14:00

O parque de merendas da Herdade da Comenda, em Setúbal, foi vedado. Centenas de pessoas manifestaram-se no domingo contra a decisão dos proprietários, mas estes dizem que o parque vai continuar a ter uso público, como acontece há mais de 50 anos.

A Quinta da Comenda, no Parque Natural da Arrábida, continua a ser motivo de contestação, quer por parte dos moradores de Setúbal, quer por parte da autarquia. Desta vez, os proprietários, que compraram a herdade no final de 2019 por 16 milhões de euros, vedaram o Parque de Merendas da Comenda, um espaço usado pelo público há mais de 50 anos e onde a Câmara Municipal de Setúbal já gastou cerca de 136 mil euros. Da Quinta da Comenda, além do parque de merendas, faz ainda parte o palacete da Comenda, um edifício com dez quartos e com acesso privilegiado a uma pequena praia. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?