Sábado – Pense por si

Paraquedista de 34 anos morre em exercício militar na base aérea de Beja

27 de setembro de 2019 às 12:24
As mais lidas

Exército avançou que "sistema de paraquedas não funcionou devidamente". Vítima participava em atividade promovida pela Força Aérea.

 Um militar paraquedista português, de 34 anos, morreu hoje na Base Aérea n.º 11, em Beja, durante a execução de um salto de queda livre e após o sistema de paraquedas não ter funcionado devidamente, anunciou o Exército.

O acidente ocorreu às 09:40 e o militar do Exército Português estava a participar no exercício multinacional "Real Thaw 2019", que decorre desde o dia 22 deste mês e até dia 04 de outubro, a partir da Base Aérea n.º 11, e inclui operações em vários pontos de Portugal.

"Durante a execução de um salto de queda livre operacional, o sistema de paraquedas não funcionou devidamente, tendo resultado na queda do militar dentro do perímetro da Base Aérea n.º 11", explica o Exército, em comunicado enviado à agência Lusa.

Após a queda do militar, "foram acionados os procedimentos de emergência médica", indica Exército, referindo que está a realizar o processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu o acidente.

O Exército lamenta a morte do militar e refere que já apresentou as "mais sentidas condolências" e acionou o apoio psicológico à família.

O "Real Thaw 2019" envolve meios e militares da Força Aérea, da Marinha e do Exército de Portugal, das forças aéreas de Espanha, França e Estados Unidos da América e da NATO, num total de 600 militares e 21 aeronaves.

Segundo a promotora do exercício, a Força Aérea Portuguesa (FAP), o "Real Thaw 2019" visa avaliar e certificar a capacidade operacional de militares da FAP, "criando também condições únicas para que os meios da NATO treinem conjuntamente, desenvolvam interoperabilidade e reforcem a prontidão".

As operações do "Real Thaw 2019" decorrem dia e noite, no ar, em terra e no mar e foram planeadas para "terem o mínimo impacto no meio ambiente e na população".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres