Sábado – Pense por si

Furacão Lorenzo deverá afetar Açores na quarta-feira

Esta sexta-feira, o furacão encontrava-se a 2.600 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/noroeste.

O furacão Lorenzo deverá atingir os Açores na próxima quarta-feira, prevendo-se, no entanto, que perca intensidade "à medida que se aproxima" do arquipélago, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em nota enviada à imprensa, o IPMA informa que, esta manhã, o furacão encontrava-se a 2.600 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/noroeste.

"Tendo em conta os últimos resultados dos modelos meteorológicos, existe uma maior probabilidade de os grupos Ocidental e Central serem os mais afetados. No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda um grau de incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade com que poderá atingir o arquipélago", precisa o instituto.

O furacão é de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que oscila entre 1 e 5 e classifica a intensidade dos fenómenos desta natureza.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais