Sábado – Pense por si

Os erros da Covid-19: como Portugal quebrou os (maus) recordes mundiais

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 20 de fevereiro de 2021 às 10:03

Otimismo a mais, camas previstas mas irreais, cautelas sacrificadas e contratos de pessoal a menos. Quais foram as falhas e os erros?

Em número de casos de Covid-19 e mortes diárias por milhão de habitantes, Portugal é líder. A meio de uma terceira vaga, com as agressivas variantes inglesas e sul-africanas em Portugal, somos o único país com mais de mil casos por milhão de habitantes na média da última semana, de acordo com o Our World in Data, da Universidade de Oxford. Depois da contenção da primeira vaga, com primeiro-ministro, ministra da Saúde e diretora-geral da Saúde a alertarem para a importância de "achatar o planalto" da curva de infeções, como tantas vezes repetiram, as respostas às vagas seguintes ficam marcadas por más decisões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.