Sábado – Pense por si

Os deputados ajudam nas tarefas domésticas?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 24 de fevereiro de 2019 às 08:00

Há deputados que não têm jeito para cozinhar, outros são obcecados com a cozinha. Todos têm a ajuda de uma empregada, mas há quem não ajude mesmo nas tarefas domésticas. A SÁBADO falou com quase duas dezenas de deputados para saber quem ajuda em casa.

Em casa, o deputadocentristaNuno Magalhães sabe o que tem de fazer - "tratar das tartarugas, pôr a louça e a roupa a lavar" - e até trata da cozinha com obsessão. No que toca à arrumação do resto da casa, apenas aspira. Já a "grande frustração" de José Manuel Pureza, doBloco de Esquerda, é não cozinhar: "Até já queimei pratos." Quanto a António Ventura, deputado doPSDpelo círculo eleitoral dos Açores, só participa nas tarefas domésticas quando é "chamado a campo": "Sou um subordinado nas tarefas. Quando estou em casa ela é o general." É deste exemplo que se queixam as mulheres portuguesas, que fazem 73% de todas as tarefas domésticas, mais do triplo que o companheiro, de acordo com"As Mulheres em Portugal, Hoje", um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), apresentado este mês.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?